quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cordas Vocais, pra quê?

Pois é, minha gente.
Estava aqui pensando no que postar aqui no blog e lembrei-me de um fato absurdo que aconteceu comigo há alguns dias... Pesquisei um pouquinho e aqui estou eu para, mais uma vez, tentar informar, abrir seus olhos para a realidade animal! [o que tem sido a minha missão]

Outro dia, estava na Suipa com a Carol e o Homero. Ele tinha ido fazer a revisão, por conta do problema no olhinho. E reparei que em nossa frente estava uma mulher que segurava uma poodle e um beagle.
O beagle latia demasiadamente. Estava muito quente, muita gente e muito bicho em um mesmo ambiente. Uma tortura pra mim, imagina pra um animal que não consegue falar. Só restava a ele expressar sua indignação por estar ali, naquelas condições, LATINDO.

A cidadã, se assim posso chamá-la, por algumas vezes, agrediu o filhote (ele tinha 11 meses, segundo ela) para que ele parasse de latir, de incomodá-la. [O que estava me matando!:(]

O tempo passou, a Carol entrou com o Homero para a revisão e lá fiquei euzinha esperando que eles saíssem. Lá no meu canto, sem me mover. Brincando com um bichinho "vizinho" ou outro, mas não puxei conversa com nenhum "bicho-gente".
Eis que a criatura vem e senta no lugar da Carol. Do meu lado. [Esse povo procura.. só pode!]

O beagle, ainda muito agitado, continuou latindo. E eu, percebendo a irritação dela, comecei a brincar com ele, pra tirar um pouco a atenção dele daquilo tudo que ele via e sentia.

Segundo a dona, ele estava indo pra castrar (menos mal, né?!).

Consegui dispersar um pouco a atenção dele, mas não o suficiente. Até que ela me pergunta: "Ai! Não tem nenhuma cirurgia pra tirar as cordas vocais de cachorro não? Esse bicho não pára de latir. Verdadeiro presente de grego." (Palavras dela, que eu não esquecerei jamais.)

Respirei fundo e perguntei:

- Você está falando comigo?

E ela disse que sim...

Mais uma vez eu respirei fundo e respondi que sim, que existia sim esse tipo de mutilação, e que era crime, e que ela estava perguntando pra pessoa errada. E que, inclusive, ela estava com o animal errado nas mãos.

Meu bem, se você não quer ouvir latidos, tenha um hamster. E se você é do tipo que pensa em mutilar um animal para o seu conforto... pelo amor de Deus, não tenha um animal!

E assim, saí de perto dela, que disse estar brincando. Que não teria coragem de fazer esse tipo de coisa.


Por incrível que pareça, tem sim, e muita, gente disposta a mutilar seus "pets" em bem próprio, por estética, por conveniência.

Outro dia passeando com o Thibúrcio na rua uma moça me perguntou a raça dele e eu respondi: yorkshire. E sabe o que ela disse? Impossível, york não tem rabo nem orelha caída.

TEM SIM...

É assim que eles nascem, até que chegue um animal, supostamente, racional, e lhe corte as orelhas e o rabo, por ser "característico" da raça.
Minha gente, se fosse característico da raça eles nasceriam assim. Pelo amor de Deus, em que século estamos? Isso é o que, falta de informação?

Poupem-me!

Enfim, esse tipo de coisa é CRIME.. seguem alguns esclarecimentos.

As pessoas retiram as cordas vocais dos animais apenas por conveniência, em vez de se preocuparem em identificar o motivo dos latidos em excesso e treinar os cães para latir menos. Vale ressaltar, no entanto, que o mau comportamento nem sempre é o motivo principal para os latidos.
Os cães podem latir, grunhir e até uivar por estresse ou sofrimento.

A retirada das cordas vocais pode gerar problemas psicológicos aos animais, que perdem um dos seus principais instrumentos de comunicação e socialização. Veterinários e protetores dos animais concordam que, para controlar os latidos, o melhor é optar pelo adestramento, que faz parte do processo de educação dos cães.

[fonte: http://www.anda.jor.br/2010/02/10/retirada-de-cordas-vocais-de-caes-causa-polemica-mundial/]


É Lei:

Legislação Lei N.º 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.
Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Art. 32 - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

$ 1º - Incorre nas mesmas sanções quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existem outros recursos alternativos.

$2º - A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre o morte do animal. O presente artigo complementa o disposto na Lei de Proteção à Fauna Silvestre.

[fonte: http://www.projetoproanimal.com.br/brutalidades/direitos.php]


Esses são meus cachorros, lindos, naturais e felizes, como se tem que ser!

[Adamastor - Cocker - Com rabooo... o cocker mais lindo que já vi.]

[Thibúrcio - York - com rabo e orelhas - o york mais lindo que eu já vi!]


"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

[Desconheço a autoria]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
;)
Volte sempre! Bjs.