quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dia de São Sebastião.... do Rio de Janeiro.


São Sebastião nasceu em Petrória *, na Itália, de acordo com Santo Ambrósio, por volta do século III. Pertencente a uma família cristã, foi batizado em criança. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano.

Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.

Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve, então, que comparecer ante o imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento. O imperador se queixou de que tinha confiado nele, esperava dele uma brilhante carreira e ele o havia traído.

Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.

Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.

São Sebastião é a cidade mais antiga do Litoral Norte. Antes da colonização portuguesa, a região de São Sebastião era ocupada por índios Tupinambás ao norte e Tupiniquins ao sul, sendo a Serra de Boiçucanga - 30 km ao sul de São Sebastião - uma divisa natural das terras das tribos. O município recebeu este nome em homenagem ao santo do dia em que passou, ao largo da Ilha de São Sebastião - hoje Ilhabela -, a expedição de Américo Vespúcio: 20 de janeiro de 1502.

É um santo muito popular e padroeiro do município do Rio de Janeiro, dando seu nome à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Reza a lenda que, na batalha final que expulsou os franceses que ocupavam o Rio, São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os franceses calvinistas.

Além disso, o dia da batalha coincidiu com o dia do santo, celebrado em 20 de janeiro. São Sebastião é o protetor da Humanidade contra a fome, a peste e a guerra.

* Existem controvérsias sobre o local de nascimento do Santo Padroeiro:

Mártir cristão, nascido segundo alguns em Milão, cidade de sua mãe, e segundo outros em Narbona, terra natal de seu pai, sendo sua festa celebrada a 20 de janeiro. Passou a maio parte de sua vida em Roma, ao tempo do imperador Diocleciano.
(fonte - http://pt.wikipedia.org: São Sebastião (França, 256 d.C. — 286 d.C.) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).)




Ser Carioca é...

Começar alguma conversa com o usual "olha só..." Ser marrento porque pode ser... Afinal, olha só onde a gente mora!
Dá inveja nos "não cariocas" pelo simples fato de sermos cariocas...

Indignar-se com a inveja dos "não cariocas" com o habitual "faaala sério".
Tratar tanto homens quanto mulheres de "cara" sem que isso seja considerado afronta...

É comer pizza com ketchup sim, e daí?!?!

Ter certeza de que esta é a cidade mais linda do mundo!!

Falar com o "R" arrastado e com o "S" com som de "X" e exagerar ainda mais quando está perto de paulista;
Saber que a maior torcida do mundo está aqui!
Saber que um dos, senão o, maiores estádios do mundo é o Maraca; Saber que o Cristo Redentor é uma das sete maravilhas do mundo moderno e a nossa maior benção!

Saber que a maior floresta urbana do mundo é a Floresta da Tijuca; Saber que a maior favela do mundo é a Rocinha; Entender porque a maioria dos estrangeiros acha que o Rio de Janeiro é a capital do Brasil;
Aplaudir o pôr-do-sol do Arpoador todos os dias do verão após as 18h;
Beber no Isopor antes da night; Comer no podrão depois da night; Parar no meio da night estrategicamente no Habib's para dar aquela forrada...
Chegar à boate a uma da manhã; Despistar o flanelinha, alegando não ter trocado;
Beber no boteco com a galera e falar de futebol até ás 9h da manhã, enquanto as namoradas dormem no carro;

Ver o nascer do sol na praia depois da night;
Ficar feliz quando o horário de verão começa, porque isso significa uma hora a mais na praia;
Agir com naturalidade ao encontrar artistas globais na rua;
Buzinar assim que o sinal abre;

Torcer por alguma escola de samba, mas viajar no carnaval por que a cidade fica cheia de paulistas;

Sair da Faculdade na segunda-feira e passar na Lapa pra tomar uma gelada.
Ir à praia sempre no mesmo lugar;
Acampar em Ilha Grande pelo menos uma vez na vida;
Odiar os argentinos que vão para Búzios nas férias e tratam as brasileiras como lixo;
Passar horas na academia, nem que seja fazendo social; rsrsrs

Fazer amigos na praia;

Ir ao shopping, fazer compras e não fazer social, porque isso é coisa, de paulista;
Saber que as obras do "Rio Cidade" foram desnecessárias, mas até que ficaram bonitinhas;

Estar sempre perto de uma favela; Usar os engarrafamentos para comprar biscoito Globo e apreciar a paisagem;

Sair de cabelo molhado e havaiana nos pés e ainda assim arrasar por onde passa!

MAS, PRINCIPALMENTE... Amar e respeitar muito esta cidade porque, mesmo com todos os seus problemas, ela é a CIDADE MARAVILHOSA!!!!!!


Viva nosso guerreiro São Sebastião.
Viva nossa Cidade Maravilhosa mas, antes de tudo.... um viva a nós... os Cariocas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
;)
Volte sempre! Bjs.