sábado, 14 de maio de 2011

Cotas?

Oi, galera.

Minha prima mandou-me um e-mail onde dizia que teria cotas em concursos púplicos também. 
E como em toda discussão, o assunto "cota" é sempre muito polêmico. 
Mas nesse, em especial, eu li uma coisa que chateou. 
Alguém disse:

"Me dei bem!!! RS!
Ninguém mandou ser branquinha!!!! kkkkkkk"

Isso não é uma forma de preconceito? 
Enfim, preferi não me meter na história. Ela tinha mandado pra mais pessoas além de mim. Mas, depois essa "piada", não tive outra opção. Tive que responder.

Minha indignação era tanta que a resposta ficou com a cara do blog. Sendo assim...

Ei-la aqui:

O grande problema é que o brasileiro, de uma forma geral, gosta de uma facilidade. Temos aí as bolsas tudo que o governo dispõe às famílias. Por que eles não instruem essas "mães" a terem menos filhos? Por que não criam empregos ao invés de dar-lhes bolsa gás, bolsa luz, bolsa isso, bolsa aquilo.
Fazer o quê?!
É dessas pessoas que sai a grande maioria dos votos pra esses incompetentes que estão aí no poder. Óbvio que eles optam por quem lhes dá o peixe, como diria o ex-presidente Lula. Pra que eles precisam aprender a pescar?

Indiscutivelmente nosso carrasco é a educação, ou melhor a falta dela. O que não necessariamente está ligada à questão financeira. Quantos monstros, "filhinhos de papai" nós temos soltos, impunes por aí? Com suas contas bancárias transbordando, mas sem educação nenhuma, sem respeito nenhum pelo outro, achando que o dinheiro compra tudo.

Lamento informar-lhes mas, não. O dinheiro não compra tudo. Pode ser até bastante coisa, mas não é tudo. Dinheiro não compra um bom coração, não compra um bom caráter, não compra amizade, não compra amor.

Mas essa a nossa realidade, não é?!

Se cada um de nós arregaçarmos nossas manguinhas e tomarmos uma atitude... estilo corrente do bem mesmo. Cada um fazendo o seu melhor, dentro de suas possibilidades e realidades, tenho certeza que teremos um MUNDO muito melhor.

Hoje nossa sociedade é só hipocrisia. Nela tem-se a ideia do "racial" somente para negros, já perceberam? Seriam os negros a única raça? Caucasiano não seria uma raça?

Sim, somos uma raça sim. E, se bem repararem, sofremos preconceito, discriminação. Mas só vai preso, só é criminoso quem discrimina o negro.

Uma criatura que me agride verbalmente, chamando-me de "branquela azeda" (como bem mencionou minha prima), é menos criminosa do que outra que agride um negro chamando-o de preto?

Tá na hora das pessoas começarem a abrir seus olhos para enxergarem ao invés de somente verem.

E a discriminação contra imigrantes nordestinos para o sul/sudeste do país? E a discriminação contra os índios?

É porque atear fogo em um índio é normal? Não, não... Mas, PRÉconceito racial é só para negros.

Ah, e já tem cota pra índio sim.

E assim voltemos ao assunto cota! Concordam comigo que é muito mais fazer "cotar" vagas que melhorar a base do ensino brasileiro?
Hoje temos milhares de analfabetos funcionais por aí, ou seja, "sabem" ler e escrever mas não conseguem interpretar o que estão lendo. Segundo a UNESCO, apenas 1 em cada 4 brasileiro consegue ler, escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo.
Que maravilha! Não sabem interpretar? Tudo o que o governo precisa, não é?!

Nossa base na educação é precária demais.


De todos os "desfavorecidos" dessa não-educação que entram em uma universidade, quantos terminam seus cursos? Conseguem eles acompanhar, sem aquela falada base forte, suas turmas?

Não, gente. Óbvio que não.

Mas ao invés de melhorar nossa base, reforçar nossa educação (e não duvido que daqui a alguns anos tenhamos a aprovação automática nas universidades também. Alguém duvida?), vamos dar vagas à eles. Eles não querem o 3º grau? Demos a eles as vagas... o resto é com eles.

Estamos indo em direção à um abismo gigante da ignorância. Mas, não sei porque, as pessoas preferem se omitir. Fazem-se cegas perante tanto horror.

Imaginem, que maravilha sermos atendidos, num futuro próximo, por médicos "cotistas"... Melhor ainda, sermos atendidos por um médico cotista, formado em uma instituição com aprovação automática...

E eu vos pergunto: Algum de vocês confiaria seu filho nas mãos de um profissional desses?

Minha gente, o problema não é racial, é a educação desse país que anda muito mal das pernas. Esse país está doente.


Pros "dominantes", parem e pensem, é muito melhor um povo leigo, sem educação/informação/
interpretação, que um povo que conhece, que sabe, que debate, que diferencia, que não se corrompe, que faz suas próprias escolhas.

Criar cidadãos e instruí-los seria "dar tiro no próprio pé", afinal, quem em sã consciência votaria em tantos deles??

Logo, vamos enganar esse povo. Eles (em grande maioria) gostam.

Antigamente "dividia-se para governar", hoje temos o não-educar, o subornar, o ludibriar, o subordinar para manterem seus votos e o "poder". Sem gastos. Com o meu e o seu dinheiro bancando a mordomia deles.


Pra quem é (ou era) a favor, cota é mesmo a solução?

 
É o momento para reflertimos sobre essa sociedade que criamos.
Beijos em todos,
Raquel Moren.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
;)
Volte sempre! Bjs.